Pergunta da Genilda: Tenho dificuldades em compreender a sinalização do surdo. Não dou conta de entender os surdos. Eu prefiro sinalizar do que receber a sinalização. O que fazer nessa situação?
Resposta do Madson Barreto: Se você prefere sinalizar do que entender a sinalização pode ser que você ache dentro de você que você tem mais coisas pra passar pros surdos do que eles pra passar por você.
Pode ser que inconscientemente você ache que aquilo que você vai sinalizar é mais importante do que o que o outro sinalizar pra você. Primeira possibilidade.
Mas o fato de você me perguntar e me enviar essa pergunta querendo saber como superar isso quer dizer também que você tem intenção de superar.
Mesmo que seja algo inconsciente, você quer superar esses bloqueios. Mas, ter consciência disso é fundamental. E esse já é o primeiro passo.
O próximo passo pra isso é você ver mais sinalizações de surdos em Libras.
Quanto mais sinalizações em Libras você vê, mais o seu cérebro vai se acostumar com a Libras. Deixa de ser um bicho de sete cabeças.
Para e pensa comigo. Se um ouvinte sabe se comunicar em Libras, sabe se expressar em Libras, consegue formar frases em Libras, consegue interpretar em Libras, consegue se comunicar em Libras qualquer surdo, significa que é possível aprender a Língua de Sinais.
Porque absolutamente ninguém nasceu sabendo a Libras. Nem mesmo os surdos nascem sabendo a Libras.
Você e eu também não nascemos sabendo falar em português. A gente foi absorvendo o português com o tempo.
A gente era bebezinho, a gente foi crescendo, absorvendo cada vez mais o português.
Então, isso significa que todas as pessoas têm em si mesmas a potencialidade, o poder de absorver qualquer língua que você queira absorver.
O segredo pra entender os surdos
Então se você quer se comunicar com os surdos e você quer compreender a sinalização dos surdos quanto mais sinalização de surdos você ver, mais você vai compreender a Libras.
Desde que você não fique pensando em português. Se você ver a sinalização do surdo e fica pensando em português as chances são de que você vai traduzir tudo na sua mente pro português.

Isso faz você ter dor de cabeça. E se tem uma coisa que o nosso corpo detesta é sentir dor.
Você pode estar com a fome que for. Se você estiver sentindo dor porque tem espinho no seu pé, perde a fome na hora, tem que tirar aquele espinho dali primeiro.
Então, você pode estar com maior vontade de se comunicar com os surdos. Se você está com dor de cabeça na hora de se comunicar com o surdo você não vai conseguir prestar atenção em nada do que o seu que está sinalizando pra você.
E se você toda vez que você vai se comunicar com os surdos você fica pensando em português isso faz você ter dor de cabeça e faz com que o seu cérebro perca o interesse
de compreender o que o surdo está sinalizando pra você.
Porque o nível de esforço é muito grande.
Você precisa se acostumar com a Libras a ponto de absorver a Libras.
Igual uma esponja absorve quando você coloca ela dentro d’água.
Você não tem que apertar na esponja pra ela absorver a água. Ela absorve a água porque ela já foi criada pra absorver água.
O seu cérebro foi criado para absorver línguas.
Pense em Libras
Se você está com dificuldade no seu aprendizado da Libras as chances são de que você está vendo ou pensando muito mais em português do que na própria Libras em si.
Então quando você for ver uma sinalização em Libras relaxe a sua mente. Se permita simplesmente observar a sinalização deles. Ver o como ela é bela. Relaxe.
E ao máximo imagine a cena daquilo que está sendo sinalizado acontecendo.
Porque se você imaginar a cena acontecendo como se fosse um filme 3D ali na sua frente, como se fosse um desenho animado acontecendo ali.
Isso vai ativar outras áreas do seu cérebro, vai ativar sua parte lúdica também, isso vai fazer com que a sua mente relaxe e que o aprendizado se torne muito mais divertido.
E são esses princípios de absorção da Libras que aplicamos dentro do Método Fluente em Libras.
🌟 Descubra como Aprender, se Desenvolver e Avançar na Libras: https://unilibras.com.br/portal-yt
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.