Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
6 Erros Comuns de quem quer aprender Libras (parte 2/3)

Curso de Libras

6 Erros Comuns de quem quer aprender Libras (parte 2/3)

Madson Barreto
Escrito por Madson Barreto
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

Este é o segundo artigo desta série que tem como objetivo te fazer trilhar os caminhos corretos em direção a sua fluência na Libras.

No artigo anterior nós falamos sobre dois erros, que são erros de quem quer aprender a Libras. São erros bem comuns e que muitas pessoas, até eu, Madson, fiz também, na minha caminhada de aprendizagem da Libras.

Esses erros me fizeram ter dificuldade de me comunicar com os surdos, de como montar frases em Libras, etc.

E olha, a partir do momento que você descobre que são erros, e por que isso te faz travar na Libras, você precisa arrancar essa erva daninha aí da sua vida com a Libras, combinado.

Se você ainda não leu o primeiro artigo desta série, é importante que você leia para se situar melhor neste conteúdo que é uma continuação. Lá você descobrirá os Erros 1 e 2.

Hoje, você vai descobrir mais dois erros enormes, que podem ser fatais na sua própria jornada na Libras como foi comigo também, porque fizeram com que a minha fluência na Libras atrasasse anos e anos para chegar…

ERRO 3: Achar que aprender o Alfabeto Manual já é o suficiente…

Pois é, conheço várias pessoas que realmente acham que saber apenas o alfabeto manual da Libras é o suficiente para conversar com os surdos.

Por que isso é um mito? 

Porque a Libras é uma Língua completa, e independente da Língua Portuguesa e a principal função do alfabeto manual é fazer a ponte entre a Libras e o Português… Porém seu uso é limitado a apenas alguns tipos de situações.

O alfabeto manual faz parte da Libras? Sim, com certeza, tanto é que ele é o alfabeto manual da Libras.

Porém, os Surdos utilizam o alfabeto manual pouquíssimas vezes na comunicação se comparado com a infinidade de sinais que a gente usa no nosso dia a dia para se comunicar em Libras. 

Isso acontece porque os sinais da Libras, são palavras completas e independentes do português, porque são línguas diferentes.

Então, saber o alfabeto manual é importante, mas não garante que você vai conseguir se comunicar com o surdo.

Até mesmo porque, a maioria dos Surdos, não têm fluência na Língua Portuguesa, devido a questões linguísticas, sócio educacionais, educacionais propriamente ditas, e vários outros fatores também.

Sendo assim, se você não sabe o sinal de algo, e ficar soletrando pro Surdo, isso pode te ajudar? Sim, é melhor do que não comunicar nada.

Mas, você ficar tentando montar frases só com o alfabeto manual, não vai funcionar e ainda é bem cansativo…

Por isso, o alfabeto manual deve ser utilizado apenas em algumas situações pontuais. Então, é importante ampliar seu vocabulário da Libras, o alfabeto manual pode te ajudar, mas não é um fim em si mesmo.

ERRO 4: Fazer anotações da Libras usando o Português

Você está lá no curso de Libras ou em aula de Libras da faculdade, e o professor está explicando vários sinais da Libras pra você…

Quando de repente, você tem a “brilhante” ideia de fazer as anotações dos sinais em Português. 

A ideia é, de fato, brilhante do ponto de vista de você fazer as anotações pra conseguir estudar depois. 

E então ao revisar sua anotações, está escrito algo do tipo: 

“esse aqui é o sinal de CASA: são duas mãos espalmadas, elas estão inclinadas ou perpendiculares uma à outra. Tocando- se nas pontas dos dedos, palma uma voltada para outra. Tocando duas vezes na frente do corpo.”

Em primeiro lugar, este sinal que você está tentando descrever em português, não significa apenas casa, ele tem vários outros significados a depender do contexto.

Por isso, ficar tentando aprender Libras apoiado no Português, não te ajuda a ser Fluente em Libras.

Você quer ser fluente na Libras? Pra isso, você precisa aprender a Libras pela Libras, e refletir sobre a Língua usando a própria língua. Não adianta você ficar apoiando-se no Português como uma muleta. 

Em segundo lugar, anotações em Português não te ajudam a lembrar como, de fato, o sinal é feito. Porque o português e a Libras são duas línguas completamente diferentes.

Isso acontece principalmente porque a Libras é uma língua visual e o Portugês uma língua oral.  Sendo assim, se deseja aprender Libras realmente, não tente fazer anotações dos sinais em Português. O correto é fazer anotações em Escrita de Sinais.

Você acabou de  descobrir dois erros fatais que te impedem de aprender Libras de verdade, são eles:

  • Achar que aprender o alfabeto manual já é o suficiente para se comunicar com os surdos
  • Fazer anotações de sinais da Libras usando o português

Ajuste sua rota de estudos da Libras para avançar e se desenvolver!

Continue aqui:  6 Erros Comuns de quem quer aprender Libras (pt. 3/3)

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.