Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
6 Erros Comuns de quem quer estudar Libras  (pt. 3/3)

Curso de Libras

6 Erros Comuns de quem quer estudar Libras (pt. 3/3)

Madson Barreto
Escrito por Madson Barreto
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

Finalmente chegamos ao fim desta série de artigos especiais, onde estamos analisando os 6 erros mais comuns de quem quer estudar a Libras.

Se você ainda não leu os dois primeiros artigos, recomendo que leia agora mesmo, para estar mais preparado para aproveitar ao máximo este terceiro e último conteúdo desta série, aperte aqui:

ERRO 5: Bimodalismo – falar e sinalizar ao mesmo tempo

O quinto erro muito comum é falar e tentar sinalizar em Libras ao mesmo tempo. Isso é chamado de Bimodalismo, porque está tentando se comunicar com duas línguas de modalidades diferentes ao mesmo tempo.

O problema é que usando o Bimodalismo na verdade você não estará falando em Libras de forma plena e sim apenas Português Sinalizado.

Português sinalizado, é sinalizar usando a estrutura gramatical do português. Porém a Libras é uma língua completa e independente do português. A Libras é uma outra forma de ver o mundo, uma outra cultura. A cultura surda.

Eu, Madson, usei o Português Sinalizado durante muitos anos sem saber que estava cometendo este erro. Até que certo dia, fui a um congresso e uma palestrante me mostrou que isso era errado. Demorei mais de um ano para me livrar desse hábito ruim. 

Em encontros de família e amigos, ainda me dá aquela tentação de fazer o bimodalismo para tentar falar com os surdos e ouvintes ao mesmo tempo, mas não funciona. É como tentar “assobiar e chupar cana” ao mesmo tempo.

ERRO 6: Acreditar que todos os conteúdos de Libras na internet são bons

Quando você entra no youtube e pesquisa por “Libras”, encontra milhares  e milhares de conteúdos.

Então, você vê pessoas ensinando várias coisas. Mas, o que mais vejo na internet são vídeos ruins de Libras. Usam o português sinalizado, e você precisa tomar cuidado com isso.

As redes sociais não possuem nenhum tipo de filtro para identificarmos se um vídeo de Libras é bom ou ruim. 

Além disso, não é porque um vídeo é muito bem produzido que necessariamente utiliza as características naturais da Libras, como os surdos se comunicam no dia a dia.

Todos os conteúdos que são produzidos aqui na Unilibras são resultado de muito estudo, pesquisas, dedicação, tanto meu, de minha esposa Raquel – surda e de todo nosso time, bem como, muito contato com as comunidades surdas, e profundas pesquisas da Linguística da Libras e das neurociências cognitivas.

Assim sendo, nosso blog é uma fonte extremamente confiável para os seus estudos da Libras. E você pode aprender ainda mais com nossos métodos.

Nesta série de artigos você descobre quais os erros mais comuns e fatais que minam seu desenvolvimento na Libras. Ao se atentar para esses erros e corrigi-los sua fluência na Libras chegará muito, mas muito mais rápido!

Bons estudos!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.