Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como funciona a gramática da Libras?

Curso de Libras

Como funciona a gramática da Libras?

Madson Barreto
Escrito por Madson Barreto
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

O tema de nosso artigo de hoje é o fantasma da gramática da Libras e porque este assunto assusta tanto os estudantes de Libras.

Bem, quando eu, Madson, estava começando o aprendizado da Libras aos meus 12 anos de idade, não sabia nem que a Libras era uma língua que tinha estrutura gramatical, pensava que eram apenas gestos. 

Aliás, a lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua foi aprovada em 2002, e eu comecei a aprender Libras bem antes disto. 

No segundo curso que fiz de Libras descobri que existe gramática da Libras, mas achei muito complicado.

Este assunto da gramática da Libras se tornou um fantasma pra mim. Sabe por que?

Anotações em “Libras” através de glosas para tentar entender a gramática da Libras

Um dos principais fatores que criaram este fantasma eram as anotações que eu fazia das frases em Libras, as anotações que havia na apostila de Libras e as anotações que o professor de Libras fazia no quadro. 

Pois eram sempre através do sistema de glosas. Por exemplo: “Pedro gostar Maria”, “Papel mesa pegar”, entre outros.

Isso só me confundia, e ficava me fazendo pensar no português quando o que eu realmente tinha de fazer era me comunicar com os surdos em Libras!

Como você pode perceber as glosas é uma tentativa de usar o Português para escrever uma frase em Libras, isso não funciona e atrapalha seu aprendizado.

Lembre-se, Libras se escreve em Libras, saiba mais: https://universidadedalibras.com.br/livro-escrita-de-sinais-sem-misterios/

A estrutura gramatical da Libras e a ordem da frase em Libras

As pesquisas feitas por Ronice Quadros indicaram que a ordem gramatical mais usada na Libras é composta por Sujeito, Verbo e Objeto (SVO). 

Esta é a ordem mais usada. Porém, em algumas circunstâncias, é falado primeiro o Objeto, e só depois o Verbo, e por fim o Sujeito (OSV). Esta segunda construção geralmente é acompanhada da Topicalização.

Ao destacarmos o objeto através da topicalização, tendemos a levantar nossas sobrancelhas com o objetivo de dar ênfase.

Com essas duas estruturas  gramaticais, você consegue montar várias e várias frases em Libras, é fantástico!

Tenho um convite especial pra te fazer:

↪︎ Participe da Mega Aula Online e Gratuita e “Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras SEM Esquecer ou Confundir Sinais e Frases em Libras”↴

https://unilibras.com.br/Quero-Mais-Libras

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.