Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
6 Erros Comuns de quem quer aprender Libras (parte 1/3)

Iniciantes na Libras

6 Erros Comuns de quem quer aprender Libras (parte 1/3)

Madson Barreto
Escrito por Madson Barreto
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

Nesta nova série de três artigos você vai descobrir quais são os 6 erros mais comuns de quem quer aprender Libras ou mesmo de quem já está estudando…

…e como você também pode evitar estes erros no seu dia a dia para você aprender a falar com o surdo.

Nesta primeira parte você vai descobrir os dois primeiros erros mais comuns dos aprendizes de Libras. 

Algumas pessoas podem até considerar esses dois erros até banais, mas infelizmente eles são muito comuns, e talvez até mesmo você esteja cometendo eles, e por isso fica se perguntando como se desenvolver na Libras.

Inclusive, já vi até mesmo professores de Libras ou outros profissionais da área, não se darem conta das armadilhas que tais erros causam na vida das pessoas que querem aprender Libras.

ERRO 1: Simplesmente não estudar Libras!

Por mais estranho que pareça é isso mesmo!

A inércia é um erro muito comum e muito sutil. 

Ouço muitas pessoas dizerem: “ah… eu amo a Libras quero tanto aprender!”. Mas então, cruza os braços e não faz nada, nem se move!

Não procura um curso de Libras. Outras até estão fazendo um curso de Libras, mas não fazem as atividades. Ou só têm contato com a Libras uma vez por semana, geralmente no sábado (no curso de Libras), por cerca de uma hora e meia.

Fica só na teoria achando que o conhecimento vai “brotar na cabeça”. Conhecimento não brota na cabeça.

O conhecimento que você quer, você tem que buscar, você tem que adquirir esse conhecimento. Quando você mira em um alvo, tem um objetivo, se você quer realmente chegar lá, você tem que dar seus passos, pé a pé, até você chegar lá. 

Então, se você quer aprender Libras, se você quer se tornar fluente em Libras, você precisa estudar a Libras diariamente.

Não adianta você ficar por anos a fio, como eu fiquei e outros colegas também, dizendo: “ah, eu estou aprendendo Libras, mas ainda não sou fluente em Libras”.

Pra mim era uma vergonha. Já tinha anos que estava tentando aprender Libras, mas tinha que ficar dizendo a mesma coisa. Isso acontecia simplesmente porque eu não estudava como eu deveria realmente estudar, porque eu não sabia a forma correta para aprender Libras. 

O tempo ia passando, fazia uma atividade aqui, outra ali, treinava um pouquinho aqui, mais um pouquinho ali, mas não sabia direito como fazer. 

Então aprenda como estudar a Libras corretamente e estude. Ficar sem estudar, não vai te ajudar a se tornar fluente na Língua Brasileira de Sinais.

ERRO 2: Ficar só olhando a sinalização em Libras!

Se você quer aprender Libras, você tem que desenvolver várias habilidades, como qualquer outra língua. 

São 4 habilidades para ser mais exato:

Agora estamos nos atentando especificamente para a segunda habilidade. 

Por exemplo, se você está fazendo um curso de Libras, e seu professor está ensinando uma série de sinais, frases em Libras e exemplos, você precisa fazer a atividade prática que está sendo proposta ali.

Se ele está ensinando os sinais e você vai ficar assim apenas olhando, não vai adiantar. Repita o que o professor está sinalizando. 

Uma alternativa é procurar vídeos em Libras, de surdos que são fluentes e imitar a sinalização deles. 

Ao ir pro seu curso de Libras, imite tudo que seu professor está sinalizando. Tudo mesmo, 100%. Afinal, você só aprende a sinalizar em Libras, sinalizando em Libras!

Você tem que praticar… sair da inércia! Porque ficar de braços cruzados, ou ficar lá só olhando, só contemplando, como se fosse um filme, “olha que legal, o professor de Libras”, não adianta nada. 

É você quem quer aprender Libras. Então, se você quer aprender, você tem que praticar a Libras.

Não existe outro jeito… 

Esteja atento a estes erros ao aprender Libras, para jamais cometê-los!

É importante que você esteja atento a estes erros e olhe pra sua própria vida, pois pelo menos um pouquinho desses erros estão presentes aí, no seu dia a dia.

Dessa forma, você corrigirá sua jornada com a Libras e caminha rumo à direção certa, senão você está caminhando,caminhando, caminhando, na direção errada, e nunca vai chegar no seu destino, isto é, se tornar Fluente em Libras.

Continue aqui:  6 Erros Comuns de quem quer aprender Libras (pt. 2/3)

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *