Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como melhorar suas Expressões Faciais em Libras

Intérprete de Libras

Como melhorar suas Expressões Faciais em Libras

Unilibras
Escrito por Unilibras
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

Você já parou para pensar como você pode melhorar sua habilidade de usar as expressões faciais para se comunicar com os surdos em Libras?

Nos últimos anos, tenho percebido que pesquisadores das línguas de sinais tem até mesmo se esquecido desse parâmetro fonológico tão importante para a diferenciação de sinais na Libras.

Para quem não sabe, os Parâmetros Fonológicos da Libras são cada uma das partes que compõem o sinal (uma palavra na Libras). Na Libras, são: Configurações de Mão (formato da mão ao fazer o sinal), Orientação da Palma (pra que lado a palma da mão está virada), Locação (onde o sinal é feito), Movimento (dos dedos, das mãos, braços, etc) e Expressões Não Manuais (que é tudo que se usa na comunicação sem ser usando as mãos. Por exemplo: expressões faciais, movimentos da cabeça, inclinação do tronco, etc).

Também tenho percebido que aprendizes e até mesmo intérpretes de Libras têm dado pouca importância em praticar essa habilidade e isso por muitas vezes até compromete a comunicação, fazendo com que o surdo não te entenda como você gostaria.

Mas uma das principais barreiras que travam suas expressões faciais na Libras são as “Regras Sociais”. Vou explicar:

Regras Sociais e as Expressões Faciais da Libras

Muitos ouvintes dizem que simplesmente tem o rosto travado e não conseguem fazer expressões faciais da Libras.

Agora observe como as crianças têm expressões faciais vívidas, são essas mesmas expressões faciais que usamos em várias situações na Libras.

Porém, à medida que crescemos começamos a nos tornar menos expressivos, isso acontece por causa dos filtros ou regras sociais.

Afinal de contas, em vários momentos em sociedade não queremos expressar exatamente o que estamos sentindo naquele momento, daí, nos tornamos menos expressivos para que nossos sentimentos não fiquem tão transparentes.

Mas isso não nos ajuda na Libras. Então, é importante fazer práticas intencionais para trabalhar e melhorar suas expressões faciais na Libras.

Dentre as práticas que eu mais gosto, selecionei as mais simples. Porque com ela você pode começar a praticar ainda hoje para melhorar suas expressões faciais da Libras.

Divirta-se praticando suas expressões faciais da Libras!

Faça assim:

1 – Busque dez imagens, diariamente, de pessoas expressivas na internet.

2 – Imite exatamente a expressão facial e corporal das pessoas nas imagens.

Para esta prática funcionar, você precisa fazer sozinho, para evitar ser influenciado pelas regras sociais de quem eventualmente estiver perto de você.

No vídeo acima, eu, Madson, demonstro na prática como fazer este exercício de expressões faciais. Veja lá.

Se permita e se divirta no processo, combinado e bons estudos!


Quer se aprofundar na Libras? Então, veja nossos cursos disponíveis: https://universidadedalibras.com.br/cursos-de-libras/

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Replies to “Como melhorar suas Expressões Faciais em Libras”

Érika Araújo

Muito importante professor! Obrigada pela dica de exercício! As expressões trazem clareza para a sinalização né? Um abraço!

Unilibras

Com certeza Érika, as expressões faciais são essenciais pra uma comunicação clara em Libras!