Leitores, alunos e participantes de nossas palestras

Cidades brasileiras com o livro

Sinais de exemplo

Páginas que vão impulsionar seus estudos da Libras

escreva

62 Línguas de Sinais no mundo usam o poder da Escrita de Sinais (SignWriting)

(Sutton, 2017)

Países do mundo que usam a Escrita de Sinais (SignWriting)

O que dizem nossos leitores

Flaviane Reis, surda, Doutora em Educação UFU

Neemias Santana – Professor UNB

Priscila Leonnor, surda, professora de Libras UESB

Valerie Sutton

Prefácio de Valerie Sutton

criadora da Escrita de Sinais (SignWriting)

“Sinto-me honrada em prefaciar esta segunda edição do livro […] Muito obrigada, Madson e Raquel, por seu trabalho duro e dedicação partindo do princípio de que quem fala em Libras merece uma forma de ler e escrever sua própria língua. […] Este importante novo livro é uma contribuição valiosa”.

Perguntas Frequentes

Para quem é este livro?

O livro “Escrita de Sinais sem mistérios” é para todos que querem:

– aprender como escrever a Libras (Escrita de Sinais/ SignWriting);

aprender sinais em Libras (o livro tem 871 sinais escritos);

– fazer anotações de aulas em Libras;

memorizar sinais da Libras com facilidade;

– preparar planos de aula em Libras;

– se aprofundar na Libras;

– escrever sinais e textos em Libras

– pesquisar a Libras;

– transcrever sinais ou vídeos em Libras;

– preparar a tradução de um evento, fazendo anotações;

– fazer seu próprio glossário em Libras ou dicionário em Libras,

e muito mais.

Eu não sei desenhar, como vou fazer?

Observe que a Escrita de Sinais, como o próprio nome diz, não é “desenho”, mas sim “escrita”. Assim, como no português cada um tem uma caligrafia, na Libras também é assim. Fique tranquilo(a), é fácil escrever os grafemas, basta você querer.

Estou começando a aprender Libras, este livro é para mim?

Sim, com certeza. Com o livro “Escrita de Sinais sem mistérios” você vai aprender como escrever qualquer sinal em Libras. Assim, você poderá escrever todos os novos sinais que você aprender diretamente em Libras, sem fazer aquelas anotações do português que nem a gente mesmo entende depois… Veja aqui como é simples.

Todo o livro tem fotos reais e explicações passo a passo que vão te ajudar a entender a forma certa de ler e escrever cada sinal.

Além disso, no próprio ebook você vai aprender vários tópicos relacionados à linguística da Libras numa linguagem bem acessível que impulsionará seus aprendizados.

Utilizando a Escrita de Sinais você terá também mais facilidade de memorizar sinais da Libras PORQUE começará a observar ainda mais os detalhes de como os sinais são feitos.

Conseguirei aprender Libras com este livro?

Ao longo do livro “Escrita de Sinais sem mistérios” você aprenderá mais de 871 sinais da Libras. Cada um desses sinais está escrito de forma visual direta em Escrita de Sinais. É bem fácil de entender, mesmo que seja seu primeiro contato com a Libras ou com a escrita, PORQUE todo o livro tem fotos reais e explicações passo a passo que vão te ajudar a entender a forma certa de ler e escrever cada sinal.

No livro tem também textos completos escritos em Libras. Quando chegar nessa parte, você conseguirá ler cada sinal e frase sinalizando em Libras, PORQUE você já viu praticamente todos esses sinais de exemplo antes no livro.

Como relacionamos a Escrita de Sinais diretamente com tópicos da linguística da Libras, de forma direta e indireta você aprenderá muito também sobre uma área que muitos iniciantes têm dúvida: a gramática da Libras.

Como é o método de ensino do ebook?

O livro está organizado em teoria e prática. Os capítulos 1 a 4, são teóricos. Neles você aprenderá sobre:

1) “A humanidade e a escrita”: Você descobrirá a importância crucial da escrita, a relação entre as LS e os surdos com a escrita. Verá também um panorama histórico sobre diversos sistemas de notação e escrita das Línguas de Sinais. Tudo associado a tópicos da linguística da Libras.

2) “O sistema de escrita SignWriting”: Você aprofundará na história do sistema SignWriting, conhecerá suas principais características e como ele faz o registro preciso das Línguas de Sinais. Descobrirá ainda muitos usos e benefícios que esta escrita traz a seus usuários surdos e ouvintes.

3) “Aquisição da leitura e escrita em SignWriting”: Você entenderá mais sobre o processo de aquisição da leitura e escrita em SignWriting tanto por surdos (crianças, jovens e adultos) quanto por ouvintes. Verá ainda o resultado de pesquisas brasileiras e estrangeiras específicas sobre este tema.

4) “A Escrita de Sinais no Brasil”.

Você vai absorver as principais pesquisas e criações empreendidas no Brasil sobre o SignWriting desde 1996. São mais de 152 trabalhos desenvolvidos nas áreas de informática, lexicografia, estudos linguísticos, literatura em Libras, educação de surdos, alfabetização, aquisição da L2, acessibilidade, etc. São incontáveis contribuições brasileiras com resultados fantásticos.

Em seguida, do cap. 5 ao 16, você começará a aprender a escrever a Libras passo a passo. Primeiro você aprenderá os grafemas mais usados, com fotos reais e muitos exemplos de uso (871 sinais ao todo…). Ao longo dos capítulos, você verá Regras Ortográficas e textos escritos em Libras, com glossários que vão te ajudar bastante.

O livro tem alguma ferramenta de auxílio ao leitor?

Sim, muitas! Vou listar algumas aqui, ok? Veja:

– Dicas de estudo de como tirar mais proveito do livro e da Escrita de Sinais, facilitando ainda mais seu aprendizado da escrita e seu aprofundamento na Libras;

– 9 resumos de Artigos escritos e apresentados por Madson e Raquel Barreto junto com outros pesquisadores brasileiros no SignWriting Symposium 2014;

– Glossário de Sinais Editoriais: você aprenderá sinais para a área editorial muito úteis no dia a dia;

– Apêndice: você encontrará aqui uma relação com todas as 111 Configurações de Mão da Libras com fotos e a escrita de cada uma;

– Índice Remissivo de palavras chave: você encontrará nele termos importantes sobre a Libras, Línguas de Sinais, escrita, linguística, etc. E então saberá exatamente em quais páginas estes termos são usados, facilitando seus estudos e consulta;

– Índice Remissivo de busca por Grafemas: aqui você encontrará todos os grafemas da Escrita de Sinais que são ensinados no livro organizados por categorias. Assim, poderá consultá-lo e saber exatamente em qual página o grafema é ensinado. Se esquecer o significado de algum, basta consultar este índice e encontrará a explicação com facilidade e rapidez;

– Índice remissivo dos Sinais Escritos no livro: você encontrará com facilidade como o sinal é escrito, buscando por seu equivalente no Português. Por exemplo, você busca a palavra ‘Casa’ e encontrará as páginas onde este sinal está escrito.

Vou comprar meu livro agora, qual o prazo de entrega?

Este é um livro digital (ebook), por isso, assim que tiver confirmação de seu pagamento o sistema libera seu acesso imediato para download.

Não produziremos o livro físico mais. Apenas o ebook (livro digital).

Qual a diferença entre o Livro Físico e o Ebook?

Ambos têm extamente o mesmo conteúdo, com 416 páginas. A diferença básica é:

– “Livro Físico”: está ESGOTADO. Não será mais produzido.

– “Livro Digital (ebook)”: você receberá o acesso imediato para baixar o arquivo PDF para seu computador, notebook, tablet ou smartphone.

© 2021 · Universidade da Libras (Unilibras). Todos os direitos reservados.  · Termos de Uso · Política de Privacidade · Considerações Importantes

REGISTER YOUR SPOT NOW

Enter your details below to get instant access to [enter lead magnet name here]

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close