Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como aprender mais sinais da Libras?

Sinais em Libras

Como aprender mais sinais da Libras?

Madson Barreto
Escrito por Madson Barreto
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

Este artigo é pra você que quer aumentar seu vocabulário da Libras para ter a alegria de se comunicar com os surdos com mais liberdade.

Conseguindo falar de qualquer assunto que você queira dialogar com os surdos.

Agora vou te ensinar 6 estratégias pra que você consiga expandir seu vocabulário na Libras.

Estratégia 1: contato direto com os surdos

Se você tem contato com familiares, amigos, colegas de trabalho, etc que sejam surdos, crie o hábito de observar como os surdos naturalmente se comunicam no dia a dia…

Eles se comunicam de maneira leve e natural e só de observar a língua sendo usada na prática você já terá a oportunidade de se desenvolver na Libras. 

Porque alguns sinais da Libras são muito icônicos. Assim você vai associando um sinal da Libras com o significado dele na vida real.

Estratégia 2: entrar em um curso de Libras

O que mais os cursos tradicionais de Libras vão te entregar é listas de sinais pra você decorar.

Assim, o aprendizado fica pouco eficiente porque acabará esquecendo muitos dos sinais que aprender, ao mesmo tempo, não deixa de ser uma outra fonte para se adquirir vocabulário.

Estratégia 3: aplicativos de Libras

Os aplicativos de Libras tem ficado cada vez mais famosos e ganhado destaque internacional.

Da mesma forma como os cursos de Libras, eles também tem um ponto cego que é a sinalização meio robótica dos avatares que são os intérpretes de Libras nesses aplicativos.

Mas, principalmente para momentos em que você não está em casa e precisa se lembrar de um sinal, eles se mostram muito úteis, basta pegar o celular que  está no bolso e voilá!

Quer ver eu, Madson, usando  aplicativos de Libras na prática? Veja aqui: linkar para prodeaf ou handtalk

Estratégia 4: apostilas e dicionários de Libras impressos

Por ser um material estático e sendo a Libras uma língua visual e com bastante movimento, apostilas e dicionários de Libras impressos tendem a não captar todas as características naturais da Libras.

Ao mesmo tempo, você encontra uma gama muito grande de sinais nesses materiais, idealmente você precisaria saber pelo menos saber um pouco de Libras para então usar esses materiais impressos.

Justamente porque são estáticos e você precisaria de inferir alguns movimentos da Libras para realizar o sinal corretamente.

Estratégia 5: Escrita de Sinais

Com certeza, é a melhor estratégia para aprender e memorizar sinais da Libras com facilidade.

Além disso, você conseguirá produzir seus próprios glossários de Libras, ou seja, sua coleção de sinais da Libras e isso é dominar o poder da Libras em suas mãos!

É claro que você terá de dedicar um pouco de tempo para aprender o sistema de escrita capaz de registrar a Libras  com precisão, que é o SignWriting. Eu e minha esposa Raquel Barreto – surda, escrevemos um livro pra te ajudar nisso.

Estratégia 6: dicionários de Libras

A fonte mais abundante pra achar dicionários de Libras em vídeo é o Youtube, basta você pesquisar por:

  • Dicionário de Libras de _____________ (complete com a área que está buscando). Ex: dicionário de Libras de Química.
  • Sinal de ____________ (termo em português) em Libras. Ex: Sinal de Cadeira em Libras.

É claro que se você ainda não souber a Escrita de sinais, precisará repetir o sinal várias vezes durante o dia para memorizá-lo, por isso coloque lembrete no celular para de 5 em 5 horas repetir o sinal, usando a repetição espaçada pra memorizar com mais facilidade.

No nosso canal do Youtube você também vai encontrar vários vídeos acessíveis em Libras, aproveite para imitar minha sinalização e absorver ainda mais sinais da Libras.

Nos nossos conteúdos posso garantir que você NÃO absorverá a Libras de maneira errada (português sinalizado). Afinal, sou casado com uma surda e por isso me comunico usando a Libras de forma natural praticamente 24 horas por dia.

Quanto a outros conteúdos no Youtube, tome muito cuidado porque existe muito conteúdo ruim de Libras no Youtube.

Em suma, sempre prefira estratégias de aprendizado da Libras que envolvam a Escrita de Sinais ou a sinalização de um ser humano em vídeo, se este for surdo melhor ainda.

E para você avançar a um alto nível de memorização dos sinais da Libras, é essencial que você aprenda a Escrita de Sinais para criar sua própria coleção de sinais da Libras em formato de Glossário, por exemplo.

Explico mais sobre como encontrar e usar dicionários de Libras aqui: https://universidadedalibras.com.br/como-aprender-sinais-tecnicos-da-libras/

Agora chegou o seu momento de se aprofundar ainda mais na Libras!
Participe da Mega Aula Online e Gratuita e “Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras SEM Esquecer ou Confundir Sinais e Frases em Libras”: https://unilibras.com.br/Quero-Mais-Libras

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.