Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Por que você esquece os Sinais da Libras?

Sinais em Libras

Por que você esquece os Sinais da Libras?

Madson Barreto
Escrito por Madson Barreto
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

Existe uma jornada a ser trilhada até se tornar Fluente na Libras. E uma das maiores dificuldades é aquisição de vocabulário da Libras, ou seja, memorização de Sinais da Libras.

Lembrando que sinais é como costumamos chamar as palavras da Libras.

Você já passou pela experiência de aprender vários sinais e no dia seguinte lembrar de no máximo 1 ou 2?

É uma sensação horrível precisar dos Sinais da Libras para se comunicar com os Surdos e esquecer bem na hora H.

Inclusive nos cursos de Libras tradicionais costumamos nos deparar com várias situações que nos atrapalham de memorizar Sinais da Libras de forma eficiente. Por exemplo…

Associação de sinais da Libras com o Português

Nunca vou me cansar de repetir, perceba que: Libras é Libras e Português é Portuês. São duas línguas completamente diferentes e independentes.

Por isso, o primeiro aspecto que nos distancia da Fluência na Libras é a associação direta dos sinais com o português. 

Isso acontece o tempo todo em curso de Libras tradicional, o professor faz um sinal e diz seu “significado” em português.

Esses vínculos diretos fazem com que você em vez de se lembrar dos sinais da Libras se lembre do português e fique traduzindo tudo mentalmente na hora de conversar com os surdos.

A conversa se torna cansativa em vez de agradável e você ainda vai pra casa cor dor de cabeça depois de ter feito tanta tradução mental.

Além disso, não existem equivalentes diretos entre uma língua e outra. Vejamos um exemplo: o “Sinal de Casa” na Libras pode significar outras coisas em contextos diferentes, ou ser um prefixo de outro sinal, como nos “sinais de Farmácia e Açougue”.

Esses fenômenos acontecem simplesmente porque, novamente: Libras é Libras e português  é português, são duas línguas diferentes. E ficar fazendo associações diretas, não vai te ajudar a aprender a Libras de verdade.  

Aprender sinais pouco usados no dia a dia

O segundo aspecto que te distancia de sua Fluência na Libras é dedicar boa parte do seu tempo de estudo da Libras, aprendendo sinais que são pouquíssimos usados no seu dia a dia.

Por exemplo, passar um  sábado inteiro no curso de Libras, aprendendo sinais de animais que você nunca nem viu na vida. 

Como: o sinal de Rinoceronte, qual foi a última vez que você viu um Rinoceronte ou uma girafa ao vivo? Percebe que não faz sentido aprender este sinal agora?

Isso gera um ciclo vicioso. O cérebro não é estimulado à memorização, pois não considera aquela informação útil, já que você não a usa com frequência.

Por isso, é muito importante que você dê prioridade em aprender sinais úteis pra você.

Técnica de memorização dos sinais em Libras

Ao ver coisas no seu dia a dia, faça o sinal em Libras que já aprendeu anteriormente. Lembre-se: a prioridade é aprender sinais de coisas que você tem contato no seu dia a dia, como uma árvore, casa, celular, etc.

Assim, você verá um verdadeiro desenvolvimento em seu conhecimento da Libras através da memorização eficiente de novos sinais da Libras.Quer se aprofundar na Libras? Conheça nossos cursos aqui:
https://universidadedalibras.com.br/cursos-de-libras/

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.