Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Libras é uma língua universal?

Sinais em Libras

Libras é uma língua universal?

Madson Barreto
Escrito por Madson Barreto
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

Será que a Libras é uma língua universal?

Você já parou para se perguntar isso ou fez essa pergunta pra alguém?

Talvez você estava estudando Libras e alguém te perguntou: “Ah, legal, você quer aprender Libras né? É bom porque a Libras é uma língua universal…” 

E então, você fica em dúvida: “será que a Libras é universal mesmo?”

Muito bem, partindo de situações como essas, agora você vai descobrir a verdade para que você tenha clareza e consiga até mesmo explicar isso para amigos e/ou familiares quando for oportuno.

Verdade ou mito: Libras é uma língua universal?

A Libras é a Língua Brasileira de Sinais, usada pelas comunidades surdas para comunicação.

É uma língua visual composta por “sinais” (é dessa forma como as palavras das línguas de sinais são chamadas).

Achar que a Libras é uma língua universal é uma percepção equivocada. Isso acontece porque muitas pessoas costumam confundir gestos com sinais da Libras.

Agora perceba o seguinte: os gestos também NÃO são universais. Porque alguns gestos que são comuns aqui no Brasil podem ser muito ofensivos em outros lugares do mundo, e vice-versa.

Dessa forma, mesmo que a Libras fosse composta por gestos, jamais poderia ser usada de forma universal…

Afinal de contas, uma língua é fruto da cultura de um povo. Por isso, como cada país tem sua própria cultura, logo, suas línguas também são diferentes. Com as línguas de sinais não é diferente.

Isso é natural, porque com tanta variedade cultural ao redor do mundo se torna praticamente impossível viabilizar tentativas com objetivo de universalizar totalmente a comunicação humana.

E como saber se a Libras é uma língua universal?

A melhor forma de descobrir na prática se isso é um mito ou verdade, é comparar sinais da Libras com outras línguas de sinais. E assim você vai perceber que a Libras NÃO é universal.

Uma prova cabal de que a Libras NÃO é universal, vou descrever agora. Veja na prática a comparação entre um sinal usado no Brasil e outro usado na Arábia Saudita.

Para escrever os sinais usaremos o sistema de escrita de sinais (SignWriting)

Como é o sinal de ajudar/ apoiar na Libras?

Veja abaixo esse sinal da Libras escrito comparado com a Língua de Sinais da Arábia Saudita. Perceba que embora sejam um pouco parecidos, são sinais diferentes. No vídeo acima você pode ver como fazer estes sinais.

Sinal de Ajudar em Libras (Língua brasileira de sinais) comparado com Sinal de Ajudar na Língua de Sinais da Arábia Saudita

Observe atentamente a diferença entre os dois sinais, percebendo que se você fizer aqui no Brasil, o sinal de ajudar que é usado na Arábia Saudita, nenhum surdo vai te entender.

Ah, no vídeo você pode ver exemplos comparando os sinais da Libras com a ASL (Língua de Sinais Americana), com a Língua de Sinais da Romênia e ainda com a Língua de Sinais Japonesa.

Percebeu? Como mostrei aqui e também no vídeo, Libras é a Língua Brasileira de Sinais, usada no Brasil. Por isso, a Libras não é universal. Agora, compartilhe com seus amigos o que você descobriu sobre a Libras:

Cada país tem sua própria língua de sinais, porque a língua é um produto cultural de um povo e devido a grande variedade cultural no mundo é praticamente impossível que qualquer língua seja completamente universal.

Dessa forma, os potenciais usuários da Libras, são os mais de 9,7 milhões de surdos no Brasil.

Quer se aprofundar na Libras? Então, veja nossos cursos disponíveis: https://universidadedalibras.com.br/cursos-de-libras/

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.