Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como memorizar sinais da Libras?

Sinais em Libras

Como memorizar sinais da Libras?

Madson Barreto
Escrito por Madson Barreto
Mega Aula Online Gratuita

Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras - SEM Esquecer

Neste artigo você aprenderá a importância da memorização contextualizada de frases em Libras e como usá-la no dia a dia.

Eu, Madson, comecei a aprender a Libras aos 12 anos de idade. Aprendia trocentos sinais isolados, mas por vezes não conseguia usá-los no contexto certo e formar frases em Libras.

No curso de Libras o professor surdo sempre fazia um sinal e dava o significado em português.

Todos os sinais em categorias: alguns verbos, sinais de membros da família, comprimentos, cores, etc.

Com o tempo, o professor surdo também formulava algumas frases com sinais que já conhecíamos e apenas um sinal que não conhecíamos. 

Então perguntava o que significava aquele sinal em português, pelo contexto.

O grande problema é que isto nos leva de volta a língua portuguesa, quando nosso objetivo é aprender a Libras.

Como corrigir esta situação e aprender a Libras de verdade?

Primeiramente temos que entender como as memórias funcionam. Nosso cérebro sempre associa as informações novas com os conhecimentos prévios que já possuíamos. 

Por exemplo, isto acontece quando nos deparamos com uma nova raça de cachorro. Lembramos do conceito prévio, cachorro e ligamos com um novo conceito, esta raça em específico.

No aprendizado da Libras também deve ser assim, faça associações com os sinais da Libras de forma planejada e intencional.

Memorização dos sinais da Libras de forma contextualizada

As associações para memorizar os sinais da Libras de forma contextualizada devem ser feitas usando camadas de significado. 

Especialmente aquelas que estimulam nossa visualidade, já que a Libras é uma língua visual.

Duas formas principais de fazer isso, são:

  1. Se você sabe poucos sinais, pense visualmente. Faça o sinal e então imagine o significado daquele sinal visualmente. Por exemplo: Imagine que você acabou de aprender o sinal da árvore, visualize em sua mente, toda a estrutura de uma árvore, das raízes até as folhas e então repita o sinal novamente para fixar ainda mais.
  2. Se você já tem um vocabulário razoável de sinais da Libras, ao aprender um novo sinal, insira-o numa frase com outros sinais que você sabe em Libras. 

O importante aqui é treinar sinalizar em Libras e formar as frases com os sinais que você já sabe e assim se sentir mais seguro para sinalizar em Libras quando precisar.

Tenho um convite especial pra te fazer:

↪︎ Participe da Mega Aula Online e Gratuita e “Descubra como Aprender e se Desenvolver na Libras SEM Esquecer ou Confundir Sinais e Frases em Libras”↴
https://unilibras.com.br/Quero-Mais-Libras

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.