Por Madson Barreto · Curso de Libras


Pergunta: É interessante você ter tocado nesse ponto porque eu começo a pensar que é muito possível a pessoa estar sinalizando em Libras sem estar sinalizando em Libras, de fato! (Português Sinalizado)
Resposta: Isso já aconteceu comigo, pra você ter uma ideia, eu tinha mais de quatro anos estudando a Libras e estava todo empolgado com a Libras.
Então, um amigo meu me chamou pra ir encontrar com os amigos dele, a gente ficou lá por horas, eu não entendia nada do que eles estavam falando!
De vez em quando esse meu amigo ia lá e sinalizava resumindo pra mim o que eles tinham conversado. Foi frustrante pra mim. Então eu pensei: “Eu sei falar em Libras (achava que sabia), mas eles não estavam me entendendo. Eu também não estou entendendo eles”.
Esse foi um dia muito frustrante pra mim porque se eles estavam falando em Libras e eu também estou como é que eles não me entendem?
Às vezes meu amigo tinha de me traduzir pros outros surdos.
Anos depois eu acabei me tornando amigo de alguns desses amigos dele e pra mim foi uma experiência muito gostosa.
Porque nessa segunda vez quando eu me reencontrei com eles anos depois, eu percebi que estava tudo mais fluído.
Eu estava entendendo que eles estavam falando de verdade.
Até aquilo que eles estavam falando entre eles lá e de longe, agora eu conseguia entender.
Então definitivamente, eu precisei me livrar do Português Sinalizado pra conseguir entender os Surdos.
E posso te dizer que o processo de se livrar do Português Sinalizado não foi nada fácil, visto que eu fiz esse processo sem ajuda de ninguém me custou mais de dois anos de imersão na cultura surda pra realmente conseguir aprender a Libras pela Libras
Mas, se você está sofrendo com o Português Sinalizado você não precisa de gastar todo esse tempo pra se livrar dele, eu vou te ajudar.
Descubra como Aprender, se Desenvolver e Avançar na Libras